Quest Es Filosofia
FILOSOFIA
Ana Luiza de Paula Camargo
PROVA SIMULADA
GOIÂNIA
2015
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: PRIMEIRO PERÍODO NOTURNO
AULA EM 02 DE ABRIL DE 2015
PROVA SIMULADA
ALUNO(A): ANA LUIZA DE PAULA CAMARGO
1. Explique o método de Sócrates, Maiêutica. O diálogo como melhor forma de abordar um tema.
R - Sócrates utilizava a Maiêutica, que tem como significado “dar à luz”, neste caso, ao conhecimento. Para isso, ele utilizava do diálogo para discutir temas, questionar, interrogar e até provocações onde ele instigava o processo de reflexão.
Através da Maiêutica, o conhecimento era despertado fazendo com que o indivíduo aprendesse por si mesmo.
2. O que Sócrates pensava sobre o conhecimento? O indivíduo deveria conhecer a si mesmo e reconhecer suas limitações. O homem deveria voltar a si mesmo e a tudo que fosse humano, como a ética e a política.
R- Sócrates propunha que o indivíduo antes de querer adquirir conhecimento e persuadir os outros, cada um deveria primeiro, conhecer-se a sim mesmo. Ou seja, o autoconhecimento era um dos pontos fundamentais da teoria socrática. Para ele, a consciência da própria ignorância é o começo da filosofia.
Sócrates acreditava que o conhecimento que os homens tem de si mesmo é a condição de todos os outros conhecimentos verdadeiros. O reconhecimento da ignorância é o princípio da sabedoria “só sei que nada sei”.
3. Sócrates comparava o trabalho dele com a da mãe dele. Explique essa comparação. “É possível trazer a verdade à luz”. Sócrates comparava o trabalho dele com o da mãe que era parteira, pois através de questionamentos o homem consegue ver a verdade sobre si mesmo.
R- Sócrates comparava o trabalho dele com o da mãe pois se considerava um parteiro de ideias. Para ele, o papel do filosofo não é transmitir um conhecimento pronto, mas fazer com que um indivíduo, através do diálogo, dê a luz as suas próprias ideias.
4. Explique o mito da caverna de Platão.