Magnésio
O magnésio é um elemento químico natural reconhecido como o oitavo elemento em abundância na natureza, o magnésio constitui 2,5% da composição da crosta terrestre, sendo um dos mais abundantes entre os elementos do grupo de metais alcalinos terrosos (IIA), encontrado na tabela periódica no terceiro período, bem como o nono elemento mais abundante em todo o universo. É ainda o decimo primeiro elemento mais abundante no corpo humano, considerando-se sua massa.
De símbolo químico Mg, cuja número atômico é 12 (12 prótons e 12 elétrons ) sendo sua massa atômica 24u.
Ponto de fusão 923 K
Ponto de ebulição 1363 K
Magnésio é de cor branco-prateado, bastante resistente, duro e leve, em estado puro, é o mais leve de todos os metais conhecidos. Quando pulverizado, entra facilmente em ignição ao ser aquecido, exibindo uma chama ofuscante. Quando sofre oxidação, é capaz de perder seu brilho, com o surgimento de leves manchas, quando em simples contato com o ar, dando origem ao composto hidróxido de magnésio, que libera hidrogênio.
Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, são usados como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço, metais não ferrosos, cristais e cimento. Assim como na agricultura, indústrias químicas e de construção. O uso principal do metal é como elemento de liga com o alumínio, empregando-a para a produção de recipientes de bebidas, componentes de automóveis como aros de roda e, maquinarias diversas. O alumínio também é usado para eliminar o enxofre do aço e ferro. O magnésio é importante para a vida, tanto animal como vegetal. A clorofila é uma substância complexa de porfirina-magnésio que intervém na fotossíntese.
PRATA
A prata um elemento químico natural é um metal de transição externa (IB) de alto potencial redutivo, ou seja, é muito difícil de oxidar.
De símbolo químico Ag, cujo número atômico é 47 (47 prótons e 47 elétrons) sendo sua massa atômica