àcidos e Bases
Curso de Engenharia Civil
Ácidos e Bases
Trabalho apresentado à disciplina de Química Geral I, do curso de Engenharia Civil do Unileste.
Coronel Fabriciano - MG
Maio De 2013
1. Introdução
Ácidos e bases (também chamadas de álcalis) são costumeiramente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença de ácidos e bases na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina.
Eles também são componentes usados em refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais. Todos nós, no dia a dia, temos contacto com ácidos e bases.
Por exemplo, quando usamos o vinagre no tempero de uma salada ou quando usamos o sumo de limão, estamos perante a um ácido, ou então quando utilizamos um produto para desentupir canalizações estamos perante a uma base. Os ácidos são parte fundamental do nosso processo digestivo.
Geralmente o ácido caracteriza-se por ser algo azedo, enquanto que a base por ser algo escorregadio ao tacto.
2. Evolução histórica do conceito ácido-base
Desde a Antiguidade que são conhecidas as substâncias ácidas e básicas. As primeiras referências dizem respeito ao vinagre e à base hidróxido de sódio ou soda cáustica (“alcali”) obtida no século VII pelos Árabes.
O conceito de ácido e de base foi evoluindo ao longo do tempo, de acordo com os conhecimentos da época e também com a necessidade crescente de explicar fenômenos associados à acidez e à basicidade.
3. Definição
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio