acidos e bases
PRÁTICA 01:PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
PRÁTICA 02: USO DE EXTRATOS COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE
Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenados em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações. Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas".São eles:
Ácidos
Bases ou hidróxidos
Sais
Óxidos
Neste relatório citaremos apenas dois, ácidos e bases.
Para facilitar o estudo da Química, as substâncias são divididas em grupos ou funções químicas. A Química Inorgânica estuda quatro grupos principais de substâncias que possuem propriedades semelhantes, são eles: ácidos, bases, sais e óxidos.
Os vários milhões de compostos inorgânicos estão muito presentes em nosso cotidiano, no veneno das abelhas, nos pigmentos das tintas, nas frutas, pães e bolos que comemos, nas lindas pérolas, nos produtos de limpeza e higiene, em fertilizantes, no sal de cozinha, nos antiácidos, no gesso que colocamos quando quebramos a perna, nos gases da atmosfera, nas baterias dos carros, e a lista é infindável.
Além de ver onde essas substâncias estão presentes em nossa sociedade, por meio dos artigos desta subseção, você aprenderá as suas fórmulas, como realizar sua nomenclatura, como identificá-las e quais as reações que elas realizam.
Focando em ácidos e bases temos:
Svante Arrehenius foi um químico sueco que, em 1887, realizou inúmeras experiências com substâncias diluídas em água e observou que:
- Quando em solução aquosa, os ácidos se ionizam, isto é, dão origem a íons, produzindo como cátion H+.
- Em solução aquosa, os