logica classica e logica moderna
«A Lógica clássica e a Lógica Moderna não são duas lógicas ou lógicas alternativas. São antes dois momentos da ciência da lógica.»
O que é Lógica?
Lógica é o estudo sistemático do pensamento dedutivo, que permite construir argumentos correctos nas ciências naturais, nas ciências humanas e nas ciências formais, e que possibilita distinguir os argumentos correctos dos incorrectos. Dessa forma, a questão central da Lógica é: o que significa filosófica e simbolicamente, que um argumento decorra (ou seja consequência) das premissas adoptadas? Responderemos a esta pergunta mais tarde.
Da lógica clássica à lógica formal
Como sucede com outras ciências, vários mal-entendidos pesam sobre a lógica. Um desses mal entendidos consiste numa pretensa oposição entre a lógica clássica, de raiz aristotélica, e a lógica moderna, muitas vezes classificada de "lógica matemática", "lógica simbólica" ou simplesmente de "logística". O texto seguinte reflecte esse mal entendido.
A logística não é uma lógica?
"A Logística (Lógica Matemática) é algo essencialmente diferente da Lógica. Enquanto que a Lógica se encaminha para o próprio acto da razão no seu progresso para o verdadeiro e, portanto, para a ordem dos próprios conceitos e do pensamento, a Logística encaminha-se para as relações entre signos ideográficos e, portanto, sobre os próprios signos que, uma vez estabelecidos, são tomados como auto-suficientes.
Em consequência, a segunda propõe-se dispensar-nos de pensar, evitar as operações racionais e propriamente lógicas tais como a distinção, argumentação, etc., e suprimir toda a dificuldade no elemento do raciocínio, por meio de uma álgebra que a inteligência não teria mais do que aplicar. A primeira, pelo contrário, propõe-se ensinar a pensar, ensinar a efectuar convenientemente as operações racionais e propriamente lógicas tais como distinção, argumentação, etc."