Web Services
Aluno: Jonathan Freitas Ferreira. Matrícula: 2014220101.
1º Período Sistemas de Informação. Turma: SI101N214.
FASAM – Faculdade Sul Americana
INTRODUÇÃO
Toda empresa que visa se tornar globalizada deve utilizar o recurso dos “Sistemas Web”, que permitem compartilhar dados burocráticos entre seus usuário pela Internet.
Graças à W3C, temos a padronização dos conteúdos comuns da Web. A W3C é um consórcio de empresas de tecnologia, como Microsoft, IBM e HP.
De acordo com à W3C os Web Services são responsáveis pela interação entre duas máquinas através de uma rede. Para possibilitar essa interação uma interface descrita em um formato específico, WSDL (Web Services Description Language), que permite uma interação com um Web Service através de uma interface e enviando mensagens SOAP (Simple Object Acess Protocol) ou utilizando outros protocolos. As mensagens SOAP são documentos XML, todos padronizados pelo W3C.
O WSDL é a linguagem que usamos para descrever Web Services. Qualquer aplicação pode requisitar esse índice para saber como deve enviar suas requisições.
O que são Sistemas Web? Sistemas Web ou Software Web, são softwares hospedados na internet onde qualquer usuário cadastrado pode acessá-lo através de um navegador. Graças a grande facilidade de compartilhamento de dados, logo eles se tornaram mais “comuns”. Entre os vários frameworks que existem para auxiliar no desenvolvimento de Web Services, um dos mais conhecidos é o Apache Axis, uma implementação do servidor
SOAP e de APIs para geração e desenvolvimento de aplicações de serviços Web Open
Source escrito em Java e C++.
Abaixo uma lista de alguns Frameworks de Web Service:
Nome
Plataforma
Tipo
Utilizações
Protocolos
Apache Axis
Java
Cliente/
Servidor
WS-ReliableMessaging, WS-ReliableMessaging, WS-Security, WS-AtomicTransaction, WS-Adressing
SOAP, WSDL