Web service
Web Service é uma solução criada para integração de sistemas e aplicações em diferentes plataformas que pode ser acessadas remotamente usando linguagens baseadas em XML trazendo um fortalecimento para os sistemas distribuídos de forma a trabalhar em conjunto com novos recursos de comunicação na internet.
O padrão Web Service é definido por um consorcio de varias empresas de forma a manter uma integração entre todas as plataformas que venha a utilizar este padrão.
São acessíveis através de uma URI (Uniform Resource Identifier) que independem da plataforma de desenvolvimento e que permitem a interação entre os aplicativos apresentando como uma solução para aplicações distribuídos [lop 2004].
Com características de sistemas distribuídos, os Web Service proporciona as aplicações toda uma integração de informações que se necessita.
Uma das características mais fortes é baseada na interoperabilidade, veja suas implicações: * Não importa em que linguagem foi escrito e nem o lugar do mundo o cliente esta mandando a mensagem. * Não importa o sistema operacional em que esta rodando. * Não importa em qual linguagem foi escrito o software do cliente.
Um Web Service é acessado através de protocolos e formatos de dados independentes de plataforma com HTTP, XML e SOAP.
SOAP é um protocolo baseado em HTTP_XML que permite que aplicativos se comuniquem facilmente pela internet, utilizando em linguagem XML chamados de mensagem SOAP. Para permitir o armazenamento e localização de um Web Service existe a UDDI (Universal Description and Integration), este protocolo diz onde Web Service pode ser registrado e localizado na rede. Existe também o WSDL (Web Services description language) que é um documento onde existem todas as regras em XML do Web Service.
Abaixo uma demonstração do funcionamento de um Web Service.
Requisição
Chamada
BD
Web Service
Cliente
WSDL ou Resposta em XML
Resposta
Figura 1 – Funcionamento de uma Web Service.