web service
Web services é o nome dado à tecnologia que permite a comunicação entre aplicações de uma maneira independente de sistema operacional e de linguagem de programação. Como vocês já sabem, CORBA também possibilita interoperabilidade em ambientes distribuídos heterogêneos. Por esse motivo, alguns acusam web services de ser uma ``reinvenção da roda''. Entretanto, web services possuem algumas características que os tornam bastante atraentes:
O que é um Web Service:
De acordo com o W3C (World Wide Web Consortium) um Web Service define-se como: um sistema de software projetado para suportar a interoperabilidade entre máquinas sobre rede.
Utilizando uma maneira mais prática, podemos dizer que um Web Service é:
Em qualquer empresa temos o requisito básico de prover serviços, sejam os vendedores de uma empresa, o setor de compras e custos, prestadores de serviço e etc. Cada empresa oferece serviços para a comunicação entre ela e a outra pessoa, sejam pessoas físicas ou jurídicas, internas ou externas a empresa.
Alguns desses serviços podem ser automatizados. Por exemplo, não é necessário existir um representante de vendas se o seu cliente já tem em mãos, o preço e todos os outros dados relevantes para construir um pedido de compra. Este pedido, em muitos casos, é feito utilizando uma interface computacional. O cliente entra em um site, realiza seu pedido e confirma a compra. Isso é um serviço web, isto é, um serviço que está publicado na web e disponível para qualquer pessoa.
Web Services é a tecnologia para comunicação entre sistemas, sendo muito utilizado em aplicações B2B (Business-to-Business).
- A comunicação entre os serviços e padronizada. O que permite uma liberdade maior tanto em nível de linguagem de programação quanto de plataforma.
Exemplo: Um sistema de vendas de passagens aéreas feito em Java e rodando em um servidor Linux pode acessar, com transparência, um serviço de reservas de um hotel desenvolvido em .Net rodando