10 mandamentos para um curriculo
1- Folha branca - Não tem por que você tentar demonstrar criatividade ou bom gosto mudando a cor do papel. No branco é mais fácil de ler e ponto. Se optar por papel reciclado, escolha tons mais claros.
2- Letra legível - Pense que o recrutador terá uns 500 ou 10000 para ler. Use letra tipo Times New Roman ou Arial no tamanho corpo 12 ou 14.
3- Uma página - Só pense na segunda página se tiver uma longa e excelente carreira. Na primeira, indique sua formação, experiências e suas qualidades. Na segunda, vão dados adicionais, como trabalho voluntário.
4- Dados atualizados - Nome, telefones, e-mail, endereço completo, nacionalidade, estado civil, número de filhos. Isso já dá uma idéia de quem você é. E faz o recrutador achá-lo com facilidade.
5- Formação – Em ordem decrescente, mencione cursos de nível superior e pós-graduação. Coloque o curso que fez evidentemente, o nome da instituição, o ano em que começou e o ano em que terminou cada curso.
6- Experiências - Em ordem cronológica, do mais atual para o mais antigo. Inclua a empresa e o cargo. Seus melhores resultados vão em uma linha. Data de chegada e saída no emprego.
7- Cursos relevantes - Inclua aqui só cursos ligados diretamente ao cargo pretendido ou à especialidade em questão.
8- Idiomas - Se é fluente, deve enfrentar uma entrevista inteira. Se for intermediário, escreva isso. E, se for elementar, escreva elementar.
9- Só a verdade - Isso é consenso. A probabilidade de você ser eliminado durante a entrevista é gigantesca. Por isso, não se exponha a uma situação tão constrangedora que costuma enfurecer qualquer recrutador.
10-Português correto – Terminou de escrever? Releia o documento em voz alta, várias vezes. É desatento? Não arrisque: peça para alguém fazer a revisão ortográfica para você. Isso conta ponto.