RELAÇÃO ESCOLA E SOCIEDADE
Os sistemas educativos formais tendem a privilegiar o acesso ao conhecimento em detrimento de outras formas de aprendizagem. Esta perspectiva demanda reformas educativas urgentes, tanto em nível da elaboração de programas como também da definição de novas políticas públicas e pedagógicas.
Acerca desse enunciado, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Se delinearmos a trajetória humana, veremos que estamos em constante processo de aprendizagem e desaprendizagem. Desaprendemos costumes, tradições, formação e até valores, para aprendermos a conviver e, assim, sermos aceitos no meio. Essa cadência de transformações nos impele a desaprendermos os próprios anseios para aprendermos a corresponder às tendências... Essa permissividade é de tamanha dimensão que os meios de comunicação — como televisão e internet — assinalam as suas armas e disparam para impor a doutrina — consumismo — e, por meio de técnicas infalíveis, nos deseducam e, mesmo conscientes de que tais instrumentos de entretenimento influenciam no comportamento e na educação, consentimos abarcar esse contínuo processo.
Contudo, resistimos às mudanças que podem ser o diferencial, principalmente no espaço profissional, onde desaprender é um processo tão extraordinário que se torna uma bússola que conduz ao portal que se abre em meio à escuridão para entrevermos e absorvermos o novo, ampliarmos horizontes e, consequentemente, melhorarmos a prática. Essa resistência, de tão generalizada, se torna limitação.
Na área educacional, essa