relação professores escolas e sociedade
Levando em consideração tudo o que a escola representa na sociedade, percebe-se que com o passar dos tempos ela veio se transformando e foi a partir da idade moderna que a educação teve o objetivo de formar o indivíduo ativo e produtivo, ou seja, capacitar o mesmo para realizar certas funções pré estabelecidas à seu grupo social. E foi também nesse momento da história que a escola se tornou a ponto de referência da educação.
A partir daí a escola foi se desenhando para então tornar-se à que conhecemos hoje. Uma escola onde seu principal alicerce é o professor, o responsável pela formação de pessoas de diferentes culturas e poder aquisitivo.
Entre os anos de 1818 e 1864 nasceram três pensadores que fundaram a sociologia como ciência e também deixaram suas opiniões importantíssimas sobre a educação. Eram eles: Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
Émile Durkheim considerava a educação como um fato social por ser exterior ao individuo, impondo regras e integrando os homens para viver coletivamente. Para Durkheim ela é uma das responsáveis pela transmissão das normas a serem seguidas na sociedade, e a escola tem uma grande responsabilidade de formar os indivíduos para manter essa ordem social.
Nesse sentido podemos dizer que a visão de Durkheim da sociedade, e a função que a educação exerce sobre ela é formar indivíduos que se adptem à estrutura social vigente.
Por outro lado Karl Marx estabelece uma visão diferenciada do processo educativo e de sua influência na sociedade, onde a