Processadores Z10
zAAP
A Aplicação Assist Processor (zAAP), é uma unidade central de processador introduzida pela IBM em 2004 e são dedicados a execução específicas de Java e XML zIIP o System z Integrated Information Processor (zIIP) é um processador especial. Ele foi inicialmente introduzido para aliviar os processadores centrais de mainframe gerais (CPs) de cargas de processamento específicas do DB2.
A IBM, depois do sucesso do processador especializado IFL (Integrated for Linux) acoplado ao processadores dos mainframes (System z) lançou um outro processador, desta vez voltado a consolidar workloads Java nestas máquinas. Este processador chama-se zAAP (System z Application Assist Processor). Este processador (podem ter vários no mesmo computador) opera de forma assíncrona com os processdores comuns de uso geral, e executam código dos programas Java. Com isso, reduz-se a carga nestes processadores de uso geral, liberando ciclos de CPU para outros aplicativos. E, chamo a atenção, os processos Java rodam no zAAP sem precisar de nenhuma modificação. O zAAP necessita do ambiente z/OS, sistema operacional nativo do System z.
O que se consegue com isso? Uma maior consolidação do parque computacional. Você pode ter no mainframe não apenas os sistemas legados (escritos em Cobol, por exemplo), mas também os novos sistemas escritos em Java. E adicionando processadores IFL, você consolidaria também seus inúmeros sistemas Linux. E em breve, com o suporte ao OpenSolaris, aplicações que rodavam em máquinas Sun/Solaris poderão também ter sua carga deslocada para o mainframe.