Web service
Em setembro de 2000, foi criado um grupo de trabalho no World Wide Web
Consortium (W3C) com o objetivo de desenvolver uma arquitetura onde diversos protocolos permitissem a interoperabilidade entre aplicações e sistemas, de plataformas, ambientes e arquiteturas diferentes. Esse grupo de trabalho, formado por representantes das maiores empresas de software do mundo, tais como Microsoft, IBM, Oracle e Sun Microsystems, definiu, assim, uma nova arquitetura computacional chamada de Web Services, com condições de melhorar o suporte e aprimorar e agilizar a interação entre processos de negócio.
DEFINIÇÃO: É uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML.
A EVOLUÇÃO: Web Services é a mais recente evolução nos padrões de desenvolvimento
De aplicações distribuídas permitindo que aplicações cooperem facilmente e compartilhem informações e dados umas com as outras. Espera-se que esta evolução altere a forma como as aplicações são construídas e desenvolvidas, como a informação é apresentada e compartilhada e como software é comprado e vendido. O tema Web Services tem sido amplamente discutido ultimamente na literatura comercial e científica ligada à Internet. A partir de uma perspectiva de evolução histórica dos serviços implementados através do emprego das tecnologias da informação e comunicação, estes Web Services serão integrados e aplicados para estruturar o conceito de e-business 2, sendo uma tecnologia nova onde se tem muito a investir. Várias empresas apostam no crescimento e na utilização do Web Services , como sendo uma das