pericia
A função de um perito contábil vai muito além da elaboração de um laudo pericial contábil, deve ter compromisso moral e ético, ser conhecedor da matéria em questão, estudar fielmente a documentação contábil, livros, termos de diligências, saber descrever e esclarecer tecnicamente o assunto para o qual está sendo direcionado seu trabalho, minimizando a apreensão das partes envolvidas no litígio judicial, facilitando a decisão, atuando assim como fator decisivo em uma sentença. Neste contexto no art. 131 do Código de Processo Civil, "O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento" (2004, p.43).
Atualmente, alguns trabalhos perícias contábeis, são exercidos por profissionais não-habilitados, o que além de não preencher os requisitos legais, pode causar danos irreparáveis para as partes envolvidas, comunidade e sociedade de maneira geral.
Portanto, é com esse novo aspecto relacionado, que irá buscar o conhecimento já existente em relação à competência, responsabilidade do perito contábil, sugerindo procedimentos com a finalidade de minimizar os prejuízos causados a sociedade, integrando assim esta especialidade, com a realidade do mercado de trabalho, e especificamente alertar a comunidade acadêmica acerca do assunto proposto, engrandecendo a profissão contábil e sua