Magnésio
Capítulos 8
Douglas Leandro Mendes
E-mail: do_mendes@hotmail.com
Capitulo 8 - Magnésio e suas Ligas
Introdução
O magnésio é o mais leve dos metais estruturais com a densidade de apenas 1,74 g/cm³. No entanto o magnésio é utilizado como estrutura metálica em forma de liga e a maioria das ligas de magnésio têm uma densidade ligeiramente mais elevada que esta. O magnésio é um metal reativo e é normalmente encontrado na natureza sob a forma de um óxido, carbonato ou silicato, muitas vezes em combinação com o cálcio. Esta reação é o motivo pelo qual a produção de magnésio metálico requer grandes quantidades de energia.
A produção mundial de magnésio é pequena em comparação a outros metais estruturais tal como o aço e alumínio em cerca de apenas 300,000 toneladas por ano.
Cerca da metade deste é usado diretamente nas ligas de alumínio para endurecer e aumentar sua resistência. Por exemplo, o de um corpo de alumínio contém aproximadamente 1,5% Mg e pode cobrir até de 4,5% Mg.
Refinando o magnésio
O magnésio é um metal semelhante o alumínio onde os metais são conduzidos após o refino, além da remoção das impurezas físicas tais como eletrólito e óxido (embora alguns processos são disponíveis). Os processos de alta temperatura necessitam de pressão de vapor elevada para o magnésio de alta pureza. Os processos eletrolíticos necessitam de matérias-primas quimicamente puras e as operações das células eletrolíticas devem ser feitas em um regime que favoreça a redução de magnésio acima da redução de outros cloretos de metais alcalinos.
Sociedade Americana de Teste e Materiais (ASTM) Sistema de Especificação
ASTM B 275, Especificação de Alguns Metais não ferrosos e ligas, fundido e forjado, inclui ligas de magnésio como parte de seu sistema de especificação que são baseados na composição química. É composto por duas letras que representam os principais elementos de liga dispostos em ordem alfabética ou por