Fundamentos e Contribuições da Psicopedagogia
Autorizada pela Portaria Ministerial nº 2.078, de 13/06/2005, publicada no DOU de 14/06/2005.
Pós-graduação LATO SENSU de acordo com a Resolução CNE/CES/MEC N. 1, de 8 de junho de 2007
RELATÓRIO ACADÊMICO (TCC)
Disciplina(s): Fundamentos e Contribuições da Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Local e Data: 28 de fevereiro de 2015
1 – Cite os principais pontos da(s) disciplina(s), segundo seu entendimento:
Os principais pontos dos fundamentos e contribuições da psicopedagogia clínica e institucional, segundo o meu entendimento foram: Conhecer o processo histórico da psicopedagogia, seus campos de atuação e seu objeto de estudo. E reconhecer a contribuição da psicopedagogia para a aprendizagem, e a importância da ética na psicopedagogia.
2 – Relacione o conteúdo da disciplina com a sua experiência profissional:
O conteúdo da disciplina fundamentos e contribuições da psicopedagogia Institucional e Clínica, nos dá a conhecer melhor o campo de atuação do psicopedagogo na instituição e na clínica, e eu pude perceber o quanto é fundamental a atuação deste profissional nos processos de diagnóstico e intervenção das crianças que apresentam distúrbios, transtornos, e dificuldades de aprendizagem.
3 – Mencione os principais autores trabalhados e a aplicabilidade destas teorias na prática:
Segundo Nádia Aparecida Bossa, a psicopedagogia é um campo novo, e que pode contribuir ricamente com a educação brasileira, pois o psicopedagogo pode atuar tanto campo da prevenção, como na clínica, contribuindo para uma educação de qualidade.
Para Fernandez, necessariamente, nas dificuldades de aprendizagem que apresenta um sujeito, está envolvido também o ensinante. Portanto, o problema de aprendizagem deve ser diagnosticado, prevenido e curado, a partir dos dois personagens e no vínculo. De acordo com Sara Paín, cabe ao psicopedagogo voltar seu olhar para os sujeitos, ensinante e aprendente, como para