Formação em Psicopedagogia
Comparative study on the formation in Psicopedagogia in two countries: Brazil and Argentina.
Jane Nogueira dos Santos1; Magali Marques Macêdo Martins1; Maria do Carmo dos Santos Motta1; Rosa Maria Maia de Oliveira1; Zelimar do Carmo Battistoni1; Márcia Siqueira de Andrade2.
Título resumido: Formação em Psicopedagogia
Osasco, 30 de maio de 2009.
Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp
Psicopedagogia - Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia
Comissão Editorial
Ilma. Sra. Maria Irene Maluf
Editora
Vimos pela presente submeter artigo de nossa autoria Estudo comparativo sobre a formação em Psicopedagogia em dois países: Brasil e Argentina , à avaliação do Conselho Editorial de Revista Psicopedagogia para eventual publicação.
Declaramos concordância com as normas estabelecidas por este Conselho. Declaramos ainda que o presente manuscrito é inédito e não está sendo submetido a outro periódico simultaneamente. Em caso de publicação os direitos de publicação serão cedidos á revista.
Atenciosamente,
Profa. Dra. Márcia Siqueira de Andrade
Jane Nogueira dos Santos
Magali Marques Macêdo Martins
Maria do Carmo dos Santos Motta
Rosa Maria Maia de Oliveira
Zelimar do Carmo Battistoni
RESUMO
Apresenta estudo comparativo sobre a formação em Psicopedagogia em dois países: Brasil e Argentina. Analisa uma amostra composta por oito cursos de graduação em Psicopedagogia, quatro cursos de cada um dos dois países. Os critérios utilizados na comparação foram: reconhecimento e duração do curso e análise das grades curriculares. As disciplinas que compunham as grades curriculares foram divididas por sub-áreas do conhecimento: educação, saúde, social, psicologia e psicopedagogia. Os resultados indicam que mesmo havendo variação na ênfase das disciplinas que compõem a grade curricular,