Direitos da gestante
Mobilização e informação para garantir esses direitos e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODMs
Francisca Maria Oliveira Andrade 1
Márcia Maria Tavares Machado 2
Alisson Falcão De Carvalho, Fabíola Pinheiro Gomes Cavalcante, Jéssika Mourão Sá, Linna Albuquerque Sampaio, Lívia Campêlo Guerra 3
1.Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Pediatra do Estado e do Município de Fortaleza. Especialista em Programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Fortaleza, CE.
2.Professora Adjunta e Pesquisadora do Departamento de Saúde Comunitária da
Universidade Federal do Ceará (UFC) - Faculdade de Medicina. Pós-doutora pela Harvard School of Public Health. Fortaleza, CE.
3.Acadêmicos de medicina da Faculdade Christus. Fortaleza, CE.
RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar algumas informações sobre a saúde materna e neonatal no mundo, no Brasil e no Ceará, ressaltando os esforços que estão sendo feitos para que o nosso país alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, especialmente as metas 04 e 05 que tratam, respectivamente, da melhoria da saúde materna e da redução da mortalidade na infância. O texto descreve algumas iniciativas do governo federal para melhorar a saúde materna e neonatal, dentre estas a Rede Cegonha. Relata uma iniciativa do UNICEF, juntamente com a Faculdade de Medicina Christus, que objetivou mobilizar os municípios cearenses para que garantam os direitos das gestantes e dos bebês. Destaca o guia dos direitos da gestante e do bebê que foi elaborado pelo UNICEF em parceria com o Ministério da Saúde, apoio da editora Globo e ilustrações do Ziraldo, bem como a realização do Seminário das Estações pela Vida, uma metodologia dinâmica e inovadora que merece ser conhecida e replicada.
ABSTRACT
The objective of this article is to present some information on maternal and newborn health in