PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE PRODUTO DE SOFTWARE
Avaliar a qualidade de um produto de software é verificar, através de técnicas e atividades operacionais, o quanto os requisitos são atendidos.
Estes requisitos são a expressão das necessidades, explicitados em termos quantitativos ou qualitativos, e têm por objetivo definir as características de um software, a fim de permitir o exame de seu entendimento.
DEVE-SE AVALIAR A QUALIDADE DO PRODUTO: 1) identificar e entender as razões técnicas para as deficiências e limitações do produto, que podem manifestar-se através de problemas operacionais e problemas de manutenção;
2) comparar um produto com outro, mesmo que indiretamente;
3) formular um plano de ação de como fazer o produto de software evoluir.
CARACTERÍSTICAS DA QUALIDADE DE SOFTWARE SEGUNDO A ISO/IEC 9126-1 funcionalidade: Evidencia o conjunto de funções que atendem ás necessidades explícitas e implícitas para a finalidade a que se destina o produto. confiabilidade: Evidencia a capacidade do produto de manter seu desempenho ao longo do tempo e em condições estabelecidas. usabilidade: Evidencia a facilidade para a utilização do produto. eficiência: Evidencia o relacionamento entre o nível de desempenho do produto e a quantidade de recursos utilizados, sob condições estabelecidas. Manutenibilidade: Evidencia o esforço necessário para realizar modificações no Produto. portabilidade: Evidencia a capacidade do produto de ser transferido de um ambiente para outro.
SUBCARACTERÍSTICAS DA QUALIDADE DE SOFTWARE SEGUNDO A ISO/IEC 9126-1 confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade
A qualidade de software está sob a perspectiva das expectativas dos usuários de software.
De acordo com Tian (2005) em geral, o que as pessoas esperam como qualidade em um sistema de software é que eles façam o que foram programados para fazer, ou seja, eles devem executar suas tarefas específicas corretamente ou satisfatoriamente.