Direito e sociedade
Mudanças Sociais:
O que é Mudança Social?
É um fenômeno que foi denominado pela sociologia para caracterizar as mudanças contínuas que a sociedade passa ao longo dos anos, onde traz consigo também problemas e conflitos de opiniões e interesses que influenciam na organização da sociedade.
A mudança social que se opera em escala mundial repercute na transformação do Direito. Os estímulos sociais impressos na ordem jurídica podem se manifestar: * Pela pressão dos padrões e normas alterados da vida social que quando são lentos criam enorme distancia entre fatos da vida e o Direito. * Pela exigência de emergências nacionais com a questão da justiça social e meio ambiente. * Pelas transformações decorrentes do desenvolvimento científico. *
Estamos vivendo uma transformação que mudará a política e a economia do futuro. Não haverá mais, no conceito que nós orienta até agora, produtos nacionais, tecnologias nacionais, empresas nacionais, economias nacionais ou indústrias nacionais... Globalização é a ordem!
Mudanças sociais da família & o Direito:
No Brasil, as mudanças que ocorreram na família levaram a uma evolução normativa da família. Essas novas leis, por sua vez, produzem mudanças sociais na relação familiar, passaram a reconhecer relações familiares novas a partir de situações novas existentes na sociedade. Por sua vez essas leis irão atuar transformando a família.
O direito de família é apresentado tendo como objetivo de estudo as normas, que disciplinam as relações familiares, as quais correspondem às relações entre as pessoas ligadas pelo parentesco ou pelo casamento, admitida, após a Constituição Federal de 1988, a proteção à união entre homem e mulher, fora do casamento, atendidos os requisitos legais.
Mudanças sociais na Educação:
A educação, constitui a chave do progresso de uma civilização. A educação é um processo de desenvolvimento de experiências, no qual educador e educando desdobram as aptidões inatas,