direito tributario
DIREITO III
DIREITO TRIBUTÁRIO
Conteúdo Programático
O sistema tributário nacional: características, evolução, perspectivas
As diferentes espécies do gênero de tributo: conceitos, característica
Legislação Tributária: vigência, aplicação, interpretação
Obrigação Tributária
Crédito Tributário
Competências tributárias
Limitações do poder de tributar
Tributação internacional
Tópicos especiais de tributação
O Sistema Tributário Nacional: características, evolução, perspectivas
Eminentemente ligado ao processo de receita dos Estados modernos, o direito tributário tem marcante evolução não pelo advento de novos princípios, como também pela conquista de novas estruturas. Neste contexto, a receita tributaria constitui-se no principal meio econômico dos Estados, consequentemente forçando o desenvolvimento do elemento jurídico, à medida que as políticas intervencionistas estatais provocam modificações na conjuntura. A teoria vem preceder e orientar a prática e também adaptar-se às condições econômicas vigentes no País e às circunstancias de fato que servem de base aos tributos, que está sujeito a uma constante evolução.
Ninguém, espontaneamente, gosta de pagar tributos, mas paga porque é obrigatório e o não-pagamento, quando aquele é devido, importa na sujeição de sanção.
Interessa ao tributarista ou a quem quer que seja, quando estuda a relação com o Direito Tributário, verificar se o tributo é devido ou não, quando, a quem e como.
O Estado e sua atividade financeira
Para viver em sociedade, necessitou o homem de uma entidade com força superior, bastante para fazer as regras de conduta, para garantir o Direito. Dessa necessidade nasceu o Estado.
Estado unitário: com o governo centralizado em uma única unidade.
Estado Federal: descentralizado, em unidades autônomas (Brasil).
O Estado desenvolve atividade financeira. Para alcançar seus objetivos precisa de recursos