direito internacional
De fato, trata-se de um a organização internacional quem tem como escopo, promover o desenvolvimento econômico e social, e a dirimir da pobreza, fomentando para a melhoria da qualidade de vida, isto é, buscando solucionar os problemas de desenvolvimento dos países mais pobres. O grupo Banco Mundial é composto por cinco instituições diferentes, sendo elas: o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), a Sociedade Financeira Internacional (SFC), a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e o Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (ICSID).
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, foram criadas instituições com o fito de promover a paz mundial e afastar as ocorrências de guerras, sendo uma dessas instituições criadas em 1944, foi o Banco Mundial, que inicialmente tinha como objetivo auxiliar na reconstrução dos países europeus, os quais ficaram destruídos economicamente e socialmente. Com o passar do tempo do tempo e com o sucesso na recuperação na Europa, o Banco Mundial passou a assumir funções mais amplas, buscando reduzir a pobreza no mundo e consequentemente promover a qualidade de vida no mundo.
O Banco Mundial atua no apoio e assistência aos governos, por meio de empréstimos a juros baixos ou sem nenhuns juros, conduzidos pela Estratégia de Assistência ao País e intercâmbio de conhecimento técnico. Além financiar projetos claramente ligados a questões acerca de infraestrutura, educação e meio ambiente, que visem acelerar o crescimento econômico dos país do quais precisam, o Banco Mundial produz estudos e relatórios diversos, além de análises adicionais que incluem revisões sobre política econômica, meio ambiente e gastos ficais.
Cabe enfatizar, que são fornecidos dois tipos de empréstimos, um para investimentos em obras, bens e serviços, que visem apoiar projetos de desenvolvimento