Direito Internacional - Justiça
Tema do Trabalho: Livro “Justiça: O que é fazer a coisa certa”.
Vamos iniciar o trabalho com uma breve introdução sobre o livro Justiça: O que é fazer a coisa certa, de Michael J. Sandel, ele que é um dos mais influentes e populares de universidade de Harvard.
O livro começa com uma reflexão, quais as nossas obrigações uns com outros em uma sociedade democrática? O governo deveria taxar os ricos para ajudar os pobres? O mercado livre é justo? Às vezes é errado dizer a verdade? Matar é, em alguns casos, moralmente justificável? Ou desejável, legislar sobre a moral? Os direitos individuais e o bem comum estão necessariamente em conflito? Capítulo 1 Fazendo a coisa certa
A primeira parte do livro intitulada “Fazendo a coisa certa” é basicamente a introdução onde o leitor pode entender de maneira clara os conceitos dado pelo autor no decorrer da leitura. Michael Sandel começa relatando diversas situações em que o problema se resume sobre que tipo de justiça poderá ser adotado. Um dos exemplos que ele dá é do Verão de 2004 onde o furacão Charley destruiu o Estado da Flórida, matando pessoas e deixando vários prejuízos para a população, deixando uma discussão sobre os preços abusivos cobrados pelos sacos de gelo, consertos de telhados, estadias em hotéis e outros. Sandel aborda em seu livro que a justiça sempre estará em questionamento em relação a liberdade, moral, bem estar e virtude, onde cada um desses temas serão analisados sob a visão de filósofos antigos e modernos. O ponto central do livro é construir uma reflexão moral e politica acerca da justiça tendo como característica fundamental o convite aos leitores a submeter suas próprias visões sobre justiça ao exame critico da coletividade para uma compreensão melhor sobre o que pensam e o por quê.
Capítulo 2 O principio da máxima felicidade/ O utilitarismo
No capítulo dois, Sandel começa com a historia de três marinheiros ingleses