Pesquisa sobre Palácio do Itamaraty
O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, localizada em Brasília. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso, o palácio foi inaugurado oficialmente em 20 de abril de 1970 pelo presidente Emílio Médici.2 1 Atualmente, três edifícios compõem o complexo do Ministério: o Palácio, o Anexo I e o Anexo II, conhecido popularmente como "Bolo de Noiva". O palácio possui o maior hall sem colunas do mundo, com área de 2 800 metros quadrados.
Nomes alternativos: Itamaraty, Palácio dos Arcos
Estilo dominante: Moderno
Arquiteto: Oscar Niemeyer
Engenheiro: Joaquim Cardoso
Início da construção: 1960
Fim da construção: 1970
Inauguração: 20 de abril de 19701
Proprietário atual: Governo Federal
Dimensões: Altura 13 m
Diâmetro: 84 m x 84 m
Número de andares: 3
Local: Brasília, no DF
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco H
Palácio dos Arcos
"Palácio dos Arcos" foi o primeiro nome dado ao edifício, devido aos arcos da fachada. No entanto, a tradição do nome "Itamaraty", oriunda do nome da antiga sede do ministério no Rio de Janeiro, foi mais forte e o palácio seguiu chamando-se Palácio Itamaraty, apenas com a exclusão do "do" de "Palácio do Itamaraty". Em seu interior, há painéis de artistas como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins e afresco deAlfredo Volpi. O paisagismo interno e externo é de Roberto Burle Marx. Em frente ao Palácio do Itamaraty, sobre o espelho d'água, encontra-se a escultura "Meteoro", desenhada por Bruno Giorgi.
A pedra fundamental do palácio foi lançada em 12 de setembro de 1960, no entanto, devido às dificuldades técnicas para atender às inovações do projeto, este só foi efetivamente concluído e inaugurado, no Dia do Diplomata, em 20 de abril de1970 pelo presidente Emílio Garrastazu Médici e pelo Ministro das Relações Exteriores, embaixador Mário Gibson Barbosa.
O