criterios de analise
CRITÉRIOS DE ANÁLISE
Implantação: respeito às condições do terreno (topografia original) e implantação priorizando as melhores vistas + Contexto urbano: escala do edifício, relação com o entorno.
Sistemas Construtivos: relaciona-se a função, a adequação dos materiais ao clima, a racionalidade construtiva.
Estratégias Bioclimáticas: refere-se ao conforto térmico, luminoso e acústico do edifício, além da sua eficiência enérgica.
Acessibilidade + Fluxos: se o espaço proporciona condições de utilização para pessoas com deficiência.
Criatividade: relaciona-se a ousadia do desenho, à capacidade de inovação do arquiteto.
Estética: se o edifício é sublime, esteticamente pensado como obra de arte.
Itamaraty
Caracterização: O conjunto que abriga o Ministério das Relações Exteriores, conhecido por Itamaraty, compreende três prédios, com uma área construída total aproximada de 75.000 m². O Palácio propriamente dito tem a forma quadrada em planta, com 84m x 84m e altura total de 17,56m, sendo 4,27m no subsolo.
Arquitetos: Oscar Niemeyer.
Implantação e o contexto urbano: Situa-se na pista Sul do Eixo Monumental, estruturando a transição entre o núcleo central da espacialização do poder da Praça dos Três Poderes, com a Esplanada dos Ministérios.
Sistemas construtivos: A arquitetura de Niemeyer explora muito bem o concreto aparente em faixas estreitas, com um cuidadoso estudo da tonalidade e sem nenhuma junta de dilatação em todo a estrutura. As vigas internas têm altura máxima de 120cm e vãos livres de 36m, uma arrojada concepção para estruturas de concreto armado, mesmo no presente, que exigiu a emenda de ferros por solda e a adoção de contraflechas nas vigas, para contrabalançar a deformação elevada na retirada dos escoramentos.
Estratégicas Bioclimáticas: O espelho d’água que rodeia o