Análise dos critérios de avaliação da norma iso 9001 e do pnq
A gestão da qualidade tem vital importância no crescimento da empresa porque fornece ferramentas visando à melhoria contínua dos processos produtivos, tendo sempre em primeiro plano a organização sistêmica empresarial, para isso fez-se uso de critérios de avaliação surgindo assim a ISO série 9000 e mais tarde o Prêmio Nacional de Qualidade certificando a qualidade na atmosfera empresarial. Este trabalho aborda os critérios do PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade) correlacionando-os com o sistema de normatização da ISO 9001, procurando no âmbito geral reconhecer as semelhanças e diferenças entre si.
INTRODUÇÃO
Atualmente as organizações vêm enfrentando novos desafios, as mudanças, acontecem de forma rápida, obrigando as organizações a estarem atentas em todos os seus processos, nos seus clientes, nos fornecedores, nos concorrentes e no mercado.
Tudo iniciou, com desenvolvimento do comércio e, depois, das atividades industriais o número de pessoas que se concentravam nas áreas urbanas passou a crescer. Está mudança foi precursora de movimentos nas organizações industriais, que após a revolução industrial, ficou mais acirrada. Os grupos sociais sofreram mudanças e as empresas passaram a ser constituídas de um complexo de atividades econômicas, desenvolvidas sob o controle de uma entidade jurídica (LAKATOS, 1997, P.204-220). A necessidade de mudança está presente nas teorias e modelos de gestão, seja utilizando equipamentos tecnológicos, ou seja, respondendo às transformações impostas pela sociedade. Sendo a organização o foco e o alvo das mudanças. (FERREIRA, 1997).
Prêmio Nacional da Qualidade
A evolução do mercado e da sociedade impõe às organizações novas responsabilidades, o que as leva buscar novas práticas de gestão adequadas à realidade atual, realimentando o sistema com produtos e serviços que mudam o paradigma do mercado, induzindo novas necessidades de aprimoramento. Devido a tal imposição se viu necessário que houvesse alguma maneira