itamaraty
Introdução 4
Itamaraty 5
O papel do Itamaraty 6
Comercio Exterior 7
Regulamentação do Comercio Internacional 8
OMC 9
O Brasil e OMC 10
MERCOSUL 11
Antonio Patriota 12
Conclusão 13
Bibliografía 14
Introdução
O trabalho a seguir apresenta uma pesquisa feita em sites brasileiros sobre as funções do Itamaraty.
Desde já, podemos adiantar que, a função do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil (Itamaraty – nome dado devido ter sido sediado no palácio do Barão de Itamaraty), é auxiliar o presidente da Republica a formular e dar direção à política exterior nacional.
Além de suas funções, também presta serviços como: Serviços Consulares, Serviço de Cerimonial, Controle da emissão de passaportes e documentos análogos, Organização de visitas guiadas para a população em geral ao Palácio Itamaraty (localizado em Brasília).
Nos últimos anos ele tem focado no processo de integração regional por meio do MERCOSUL e outros organismos internacionais e financeiros. Colocando na sua pauta questões importantes como os direitos humanos, a preservação do meio-ambiente e a manutenção da paz.
Itamaraty
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), também conhecido como Itamaraty, é um órgão do Poder Executivo, responsável pelo assessoramento do Presidente da República na formulação, no desempenho e no acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais.
A atuação do Itamaraty cobre as vertentes política, comercial, econômica, financeira, cultural e consular das relações externas, áreas nas quais exerce as tarefas clássicas da diplomacia: representar, informar e negociar.
As áreas de competência do Ministério das Relações Exteriores são: política internacional; relações diplomáticas e serviços consulares; participação nas negociações comerciais, econômicas, técnicas e culturais com governos e entidades estrangeiras; programas de cooperação