Palácio Itamaraty
CEUNSP- Campus V
Palácio Itamaraty
Brasília/DF
Disciplina: Sistemas Estruturais II
Profª: Joyce de Andrade Ruiz
Salto
Março/2013
Palácio Itamaraty
O motivo principal da escolha dessa obra para análise, forão os grandes vãos que são vencidos por sua estrutura. E em segundo lugar, por ser projeto de um renomado arquiteto brasileiro.
Projetado por Oscar Niemeyer, localizado na Esplanada dos Ministérios em
Brasília, o Palácio Itamaraty chama atenção por sua beleza refletida num espelho d’água.
Os projetos e aquisições de verbas para a sua construção começaram em
1960. Em 1962 foi assinado contrato entre a NOVACAP (Companhia
Urbanizadora da Nova Capital) e a Construtora Pederneiras, responsável pela obra. A construção sofreu várias paralisações por falta de verbas e crises políticas; e em 1970 tem-se a solenidade de inauguração do Palácio Itamaraty.
O Palácio teve seu projeto estrutural feito pelo engenheiro Joaquim Cardozo e sua execução contou com diversos profissionais, entre eles o arquiteto Milton
Ramos responsável técnico pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital
(Novacap).
O Palácio fica no conjunto de três prédios do Ministério das Relações
Exteriores, dando uma área construída total de 75.000m². O Palácio propriamente dito tem sua planta em forma de um quadrado de 84m x 84m e pé direito de 17,56m, sendo 4,27 no subsolo.
As fachadas nos dão a impressão de que a caixa de vidro interna está desprendida do restante da estrutura, e os elementos que contribuem para que isso ocorra são os 15 pilares de concreto aparente distantes 6m entre si, com um fecho superior a cada dois pilares em arcos ligados à cobertura.
As vigas internas em concreto armado, tem altura máxima de 12m e vencem vãos livres de 36m, uma estrutura arrojada para a época.
No salão principal, 2.500m², temos uma escada helicoidal que faz a ligação do térreo com o piso superior. Concebida por Joaquim