letramento
COMO BRINCAR
Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores, numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra Céu.
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra Céu e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no Céu, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador sem pular na casa onde ele está e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo diagrama primeiro. Em outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés. Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas. Lembrando que são vários os modelos de amarelinha é só usar a criatividade e curtir esta brincadeira que é um barato.
COMO BRINCAR
Reúna um grupo e peça que se sentem em círculo. Escolha um objeto, pode ser uma batata, uma bola pequena ou um bichinho de pelúcia, para passar entre os participantes.
Importante: para evitar acidentes, o objeto não pode ser muito pesado, nem quebrável porque, quando a brincadeira pegar fogo, sempre tem alguém que tenta se livrar da batata de qualquer jeito.
Um adulto deve ligar o aparelho de som e controlar a música. Enquanto a música toca, os participantes passam a batata para a pessoa ao lado, sempre no ritmo da música. Quando a música