letramento
Letramento é o processo de compreensão que o indivíduo adquire. É uma leitura ampla no sentido de reconhecer e compreender o mundo no seu contexto. De acordo com Magda Soares, letramento é a prática da leitura e da escrita que busca a compreensão das técnicas para a alfabetização no que se refere à utilização da leitura e da escrita no convívio social.
"Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser.”
Magda Soares
Hoje, o Letramento é nosso grande objetivo no trabalho de linguagem oral e escrita, o que significa que queremos que nossos alunos sejam preparados para ler, escrever, interpretar, extrapolar textos e fazer uso deles em suas práticas sociais, fora da escola.
2. Por que as práticas sociais de leitura e de escrita foram adquirindo visibilidade e importância?
Com a crescente diminuição dos índices de analfabetismo no Brasil, há uma nova preocupação para os profissionais da educação: não basta simplesmente saber ler e escrever é preciso fazer uso eficiente da leitura e da escrita em quase todas as práticas sociais. A prática social de leitura e escrita (portanto, prática de letramento) realizada pela internet já faz parte da realidade social de boa parte da sociedade atual, até mesmo os mais carentes acessam a internet através de lan house , ou seja, essa prática, que faz parte dos múltiplos letramentos e que é vivenciada por boa parte dos alunos, não pode ser simplesmente descartada e desvalorizada pela escola.
3. O que pode justificar o surgimento da palavra letramento?
Com o surgimento de novos fatos, novas ideias, novas maneiras de se compreender um fenômeno, podem, também, novas palavras serem criadas ou dar-se um novo sentido às velhas palavras. Logo, a palavra letramento apareceu devido um novo fato na educação que necessitava de um nome, um fenômeno não existente antes, ou, se existia, os educadores ainda não tinham se percebido dele. Com o surgimento de novos