RESENHA PALACIO ITAMARATY RJ
Edifício: Palácio do Itamaraty – Rio de Janeiro
O Palácio do Itamaraty localiza-se em Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, exatamente na Avenida Marechal Floriano,196. Sua história começa na segunda metade do século XIX, quando o conde de Itamarati Francisco José da Rocha Leão encomenda o edifício. Na época a família atribui à José Maria Jacinto Rebelo a obra.O arquiteto era um dos principais e ativos no período, e foi determinado a ele o projeto do edifício principal do palácio.
Jacinto Rebelo nasceu no Rio de Janeiro dia 3 de julho de 1821, e além de arquiteto ele também foi um engenheiro militar do período imperial. Hoje sua obra mais notável é o Palácio de Itamaraty.
Em relação ao edifício, o Palácio foi projetado em estilo Neoclássico, com perfeita simetria, e rica decoração interior. A obra conta com um espelho d’agua na parte de trás do Palácio cercada de palmeiras imperiais. Foi construído entre 1851 e 1855.
Em 1889, a casa foi vendida ao governo republicano e ocupada pela presidência até que se tornou sede do Ministério de Relações Exteriores, a partir daí o nome Itamaraty se tornou “oficial”.
Depois disso, no ano de 1927 a 1930 o edifício passou por uma remodelação e a biblioteca começou a ser construída. Quem comandou o projeto foram Robert Pretice e Anton Floderer. A biblioteca foi construída para guardar arquivos como: mapas, livros doados ao governo.
Atualmente, o Palácio além de um monumento histórico é escritório de representação do ministério das relações Exteriores no Rio de Janeiro, outra parte trabalha como museu histórico e diplomático, e também conta com um escritório de informações da ONU.
Portanto, o palácio é considerado um grande marco da história do Brasil, agregando um valor ao arquiteto brasileiro que o projetou.