Planejamento estratégico
2. METODOLOGIA
3. PRÁTICAS
CONCEITOS
Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de uma situação desejada.
Trata-se de um processo contínuo durante o qual são definidos e revisados a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada.
Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando o otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada.
PARTES DO PLANEJAMENTO
O planejamento é um processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes.
De forma geral e independentemente da metodologia utilizada, alguns aspectos básicos devem ser considerados em qualquer planejamento:
Planejamamento dos fins:
Planejamento dos meios:
Planejamento organizacional:
Planejamento dos recursos:
Planejamento da implantação e do controle:
Principais elementos do planejamento
O planejamento estratégico dá unidade aos esforços que a organização realiza para melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços. Cria condições para a transformação de ideias em realidade.
Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.
Missão
A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta.
Visão
A visão de futuro define o que a organização pretende daqui a alguns anos.
Valores
São ideias fundamentais em torno das quais se constrói a organização.
Ambiente
É o conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influencia