Direito Do Trabalho
EVERALDO JOSÉ ALVES
MARCOS ORLANDO BALCONI
THAMY PERALTA GARCIA MONTEIRO
VANESSA CRISTINA SANCHES
Introdução
O direito do trabalho é o ramo do direito que trata da relação que há entre um trabalhador e seu empregador. Ou seja, é um benefício de todo empregado que auxilia nas questões trabalhistas.
Na atualidade ele está em eterna evolução, com a tecnologia avançada e globalização , precisa estar sempre em atualização.
Mesmo nos dias atuais ainda é desrespeitado, muitas vezes por falta de conhecimento do trabalhador que acaba sendo explorado ou até mesmo assediado, sem conhecer seus direitos.
Direito Trabalhista:
Os abusos das leis e seus avanços mediante ao século XXI
Direito trabalhista, também chamado de direito do trabalho ou laboral, é o ramo do direito que regula as relações existentes entre empregados e empregadores. Ela é estabelecida por meio de um conjunto de normas regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, a Constituição Federal (um conjunto de leis superior às outras no caso do sistema jurídico) e outras leis esparsas (leis incomuns e que não se encontram num código ou na Constituição).
Dentro do direito do trabalho, existem duas figuras principais: um é o empregado, um indivíduo de pessoa física que presta serviços (as funções executadas em seu ambiente de trabalho continuamente) ao empregador, cuja dependência (no sentido de cumprir ordens) consiste nos cargos e funções dado por esse, tendo como remuneração um salário prescrito na CLT.
O outro é o empregador, geralmente uma pessoa jurídica (empresa) que contrata os serviços do empregado mediante um salário. Ele pode ser também uma pessoa física ou um grupo de empresas.
Por meio da relação de trabalho, em que o empregado presta serviços para o empregador, o contrato de trabalho é o instrumento que representa essa relação, estando nele os direitos e os deveres do empregado. Ela irá variar de acordo com os tipos de trabalho e relações entre os dois.
História do