ATIVIDADE EM SALA Aula 1 PES
CURSO: Enfermagem SÉRIE:1º TURMA:EN1C30
TURNO: Matutino
DISCIPLINA: PES – Práticas Educativas em Saúde.
PROFESSORA: Keily Goerhing
NOME: JULIANA VITÓRIA BANDEIRA DOS SANTOS RA:C706FG-7
1. A teoria miasmática das doenças foi uma teoria biológica formulada por Thomas Sydenham e Giovanni Maria Lancisi durante o século XVII. Segundo a teoria, as doenças teriam origem nos miasmas. Atualmente é considerada obsoleta, ao ser consensual e aceite a Teoria Microbiana. Cerca do tema julgue as questões a baixo:
I – Trata-se da busca por fatores etiológicos atribuídos à ação de deuses, demônios ou de forças do mal;
II – São emanações do solo, supostamente nocivas, como as produzidas pela decomposição do lixo e de sujeiras, responsabilizadas por causar danos à saúde do homem;
III – São fragmentos de uma cultura histórica que acreditava que algumas moléstias surgiram através do conjunto de odores fétidos provenientes de matéria orgânica em putrefação nos solos e lençóis freáticos contaminados.
É correto o que se afirma em:
a) I e III apenas.
b) I e II apenas
c) II e III apenas.
d) Todas estão incorretas.
e) Todas estão certas.
2. Para ocorrência da doença, é necessário um conjunto de causas componentes. Rothman & Greenland (1998) definem causa suficiente como um conjunto de eventos e condições mínimos que inevitavelmente acarreta a ocorrência de doença, no qual ‘mínimo’ implica que não se pode prescindir de nenhum dos eventos ou condições componentes. Com relação à afirmação, analise as afirmativas a baixo e marque a opção INCORRETA:
a) É a incorporação do social ou do psicossocial para explicar o aparecimento e manutenção das doenças na coletividade, em interação com os fatores físicos e biológicos.
b) Nota-se que, para a ocorrência de uma determinada doença, pode haver diversos conjuntos de causas sem associação direta.
c) Algumas causas componentes, quando presentes em todas as causas suficientes alternativas, são