Direito do Trabalho
1 Introdução.................................................................................. 4
2 Terceirização trabalhista......................................................... 6
3 Conclusão.................................................................................. 15
Referências.................................................................................. 16
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais o debate sobre a flexibilização do emprego tem ocorrido com freqüência devido às modificações ocorridas no mercado de trabalho, trazidas pela globalização; sendo a terceirização uma modalidade dessa tendência.
A origem desta modalidade de emprego chamada flexível surge com a indústria automobilística em 1920, onde existe o aspecto da montadora, ou seja, compra-se peças fabricadas por terceiros e efetua-se a montagem propriamente dita.
Porém, há correntes que sustentam a sua origem durante a segunda guerra mundial. As indústrias de armamentos não conseguiam abastecer o mercado, necessitando suprir o aumento excessivo da demanda. Essa necessidade demonstrou que a concentração industrial deveria voltar-se para a produção, e as atividades de suporte deveriam ser transferidas a terceiros.
No Direito do Trabalho é um fenômeno relativamente novo no país, assumindo clareza estrutural e amplitude de dimensão nas últimas três décadas do segundo milênio, expandindo largamente no âmbito privado da economia.
Ela é um fenômeno irreversível, devido a necessidade das empresas se adequarem a nova realidade de mercado, de maneira a ficarem aptas para concorrer com as demais. Pois a terceirização é uma forma de conseguir qualidade, a preços competitivos e que deixam o cliente satisfeito.
O problema causado por essa tendência, surge com a crescente precarização dos direitos trabalhistas. Pois alguns empresários enxergam na terceirização uma forma de fraudar as leis trabalhistas, ficando livres dos encargos desta relação e