Animais peçonhentos
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
TOPOGRAFIA I
Animais Peçonhentos
Professor: Romário Aurélio
Rayene Dias Mourão
Belo Horizonte
2013
TOPOGRAFIA I
Animais Peçonhentos
O TRABALHO apresentado à disciplina DE TOPOGRAFIA I Do curso de Engenharia Civil da Faculdade KENNEDY, sob a orientação dO professor ROMARIO AURELIO TEM O OBJETIVO A APRENDIZAGEM SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS.
Belo Horizonte 2013
Sumário
Animais Peçonhentos 4
Tratamento 5
Prevenção 6
Conheça alguns animais 7
Bibliografia 11
Animais peçonhentos
São classificados como animais peçonhentos aqueles que por meio de caça ou defesa são capazes de injetar substancias toxicas produzidas em seu organismo através de um aparelho inoculador, dentes, ferrões, etc. Dentre esses animais podemos citar cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, vespas, arraias, entre outros.
Para ser peçonhento, não basta produzir o veneno, também é necessária a presença do aparelho inoculador. Animais que apenas produzem veneno, mas não inoculam como lagartas e sapos são classificados como venenosos, estes possuem um mecanismo que age passivamente, ou seja, é necessária a interferência do predador para que o veneno seja ativado.
Fatores climáticos, intervenções do homem no meio animal como desmatamento e queimada de florestas e o aumento das atividades humanas no campo, está diretamente relacionado ao crescente número de acidentes com animais peçonhentos.
A atividade humana vem dividindo espaço com o habitat natural desses animais.
Por consequência estes acidentes ocorrem na maioria dos casos por descuido ou imprudência humana, uma vez que esses animais agem por instinto de defesa, ou seja, quando se sentem ameaçados.
Outro motivo considerável para os acidentes é a falta de proteção adequada para trabalhadores do campo. Segundo dados do