Direito da integração
* Seleção de aspectos positivos e negativos do processo da globalização estudado em sala de aula:
I- Aspectos positivos
Superação de barreiras físicas
Com o desenvolvimento tecnológico, pautado em uma 3ª RI, houve a superação de obstáculos relacionados à distância. A existência de redes de telecomunicações acaba por transportar dinheiro, ideologia e imagens às diferentes partes do globo: as chamadas redes imateriais.
Modificação e cada vez maior inserção de alguns países em desenvolvimento
Através da maior relação existente entre os países em âmbito global, os países em desenvolvimento se encorajaram a desenvolver uma estrutura de produção voltada à exportação de produtos industrializados. O estimulo econômico levou a uma melhoria na educação nesses países, por necessidade de mão-de-obra qualificada, melhorando, assim, a qualidade de vida nesses locais.
Divulgação de informação e de diferentes realidades
Com a diminuição de barreiras físicas (como já explicitado), houve a possibilidade de pessoas conhecerem a realidade de povos mais distantes. Indivíduos de países pobres, por exemplo, não contestavam sua situação já que não sabiam de outra condição de existência mais desenvolvida. Com esse saber, houve o enfrentamento de suas realidades frente à possibilidade de uma significativa mudança.
II- Aspectos negativos
Aproveitamento de nações sobre as outras
A globalização aparece a partir de relações derivadas da divisão internacional do trabalho em que o pais mais desenvolvido tem contato com o mercado nacional de outro pais menos desenvolvido, levando à exportação de riquezas produzidas naquele país, em reflexo de um imperialismo econômico global.
Aumento de movimentos ideológicos em âmbito global
O que por um lado pode obter conotação positiva, por outro pode levar a estágios evoluídos de ódio. Co a facilidade de comunicação, muitas ideologias negativas podem ser espalhadas ao redor do mundo,