Direito constitucional
39
40
Roberte Araújo Metring
4 PESQUISA
Um trabalho acadêmico deve ser também um trabalho científico12, e basear-se sempre na existência de uma pesquisa, de um método e de um instrumental que permitam chegar a uma conclusão sobre um determinado tema que seja útil tanto social quanto cientificamente. Mas, o que é uma pesquisa? Quando ela é considerada científica? Lima (2004, p. 8) descreve várias definições para o termo pesquisa, entre elas a de Bastos e Keller, que afirmam que pesquisa é uma
[...] investigação metódica acerca de um assunto determinado, com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e a de um cientista é basicamente o seu alcance ou grau. Neste caso, a finalidade das pesquisas na graduação é levar o estudante a refazer os caminhos já percorridos.
Para ser considerado um bom pesquisador, Gil (1999) defende a ideia de que ele precisa, além do conhecimento do assunto, ter curiosidade, criatividade, integridade intelectual e sensibilidade social, boa dose de humildade para ter atitude autocorretiva, imaginação disciplinada, perseverança, paciência e confiança na experiência. A fim de entender a relação pesquisa-pesquisador, vamos recorrer a Vieira (2004, p. 9), quando afirma que “[...] a pesquisa leva ao conhecimento de aspectos da realidade estudada”. Essa afirmação nos permite concluir que a pesquisa científica deve ser conduzida de modo a induzir o afastamento do pesquisador das inferências e das opiniões pessoais – uma vez que, tanto umas quanto às outras, certamente contaminarão a avaliação dos resultados, impedindo a formação do conhecimento da realidade estudada – concentrandose naquilo que é passível de observação e registro, e da forma como se manifestem, e que esse registro seja feito de tal maneira que permita a repetição do processo, trazendo os mesmos resultados encontrados anteriormente, sem distorções.