Direito Coletivo do Trabalho
CURSO PROCESSOS GERENCIAIS
TECNÓLOGO
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Manaus
2014
Alyson Soares da Silva
Herbert Lopes Batista
Janete Ramos de Oliveira
Michelle Lima Bezerra
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO.
Trabalho apresentado ao professor Anderson Lincoln da Disciplina Legislação Trabalhista e Social para obtenção de nota parcial.
Manaus
2014
Introdução
Nesse trabalho iremos apresentar alguns pontos sobre o direito coletivo do trabalho, as suas principais características e funções. Contendo assim a interação com a luta dos sindicatos, e vários pontos mantendo relação com o filme Lula, o filho do Brasil. Mostrando os direitos e as lutas dos sindicatos.
Direito Coletivo Do Trabalho O direito coletivo do trabalho é resultado da evolução do movimento sindical, foi criado no intuito de haver igualdade de direitos, entre empregados e empregadores, sendo representados pelo seus respectivos sindicatos, para se organizarem e constituírem as agremiações que desejassem, essencialmente para contemplar as principais necessidades do conjunto da categoria. A trajetória do sindicalismo no Brasil de 1978 a 1998 aparece como uma passagem, no plano da estratégia sindical, do confronto à cooperação conflitiva, ou ainda, da luta de classes na produção para uma “convergência antagônica”, ou um sindicalismo de participação, que é, nada mais, nada menos, que um defensivismo neocorporativo, que tende a debilitar a perspectiva de classe que caracterizou a luta política e sindical no Brasil dos anos 80. Os principais argumentos em defesa desta participação sindical nos órgãos públicos são a necessidade de reconhecimento da relevância da atuação coletiva dos sindicatos, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas, trazendo