Direito, cargos eletivos no brasil
Cargos Eletivos no Brasil e suas funções
Presidente da República:
Mandato: 4 anos
Exerce as funções de Chefe do Estado e Chefe de Governo, concentrando na sua pessoa. Cabe a ele a direção superior da administração federal, assim como, manter relações com Estados estrangeiros e, além de tudo isso, exercer o comando supremo das Forças Armadas. No presidencialismo, a responsabilidade do Presidentre é Penal e não política. Ele responde por crime de responsabilidade no exercício da competência constitucional, de ordem administrativa.
Vice-Presidente da República:
“Muito se disse, no passado, contrário à necessidade de existência do cargo de Vice-Presidente: A experiência mais recente mostrou aqui e alhures, que a substituição do Presidente da República nos casos de impedimento e, principalmente, na sua sucessão, nos casos de vaga, pelo Vice-Presidente, indicam a necessidade do cargo e, acertadamente, oportuna, a forma pela qual é eleito. No caso de sucessão, o Vice-Presidente assume a titularidade do cargo de Presidente da República e completará o mandato. A vacância, da presidência e da vice-presidência, importará em eleição para preenchimento de ambos os cargos.
A Constituição dispõe que, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei complementar, fato que, ainda, nçao ocorreu, o Vice-Presidente da República auxiliará o Presidente, sempre que por ele convocado para missões especiais. Tem, todavia, o Vice-Presidente outras funções típicas determinadas pelo Diploma Magno, como a de integrar o Conselho da República e a de integrar o Conselho de Defesa Nacional.”
Texto extraído, na íntegra, do livro “Eleições 1998” de autoria do jurista MAYR GODOY.
Governador:
Mandato: 4 anos.
O Governador exerce a direção superior da administração, auxiliado pelos Secretários, participando do processo legislativo e tem, sob sua responsabilidade, a Segurança Pública, pela polícia civil e militar.
Vice-Governador:
Tem sua necessidade