Direito Ambiental
1 - Macro ecossistema
1.1 Conceito:
Para uma adequada compreensão de macroecossistema faz-se necessário trazer a luz o conceito de ecossistema: É ao conjunto de inter-relações entre um determinado grupo de seres vivos e o meio onde desenvolvem a sua atividade, que se chama Ecossistema.
Macroecossistemas, são ecossistemas contidos em grandes extensões da superfície terrestre, como por exemplo a Mata Atlântica.
1.2 Importância dos ecossistemas em nossas vidas
O autor Branco (1995, p. 217) faz uma colocação que ilustra bem esta interdependência:
“O homem pertence à natureza tanto quanto – numa imagem que me parece apropriada – o embrião pertence ao ventre materno: originou-se dela e canaliza todos os seus recursos para as próprias funções e para o desenvolvimento, não lhe dando nada em troca. É seu dependente, mas não participa (pelo contrário, interfere) de sua estrutura e função normais. Será um simples embrião se conseguir sugar a natureza, permanentemente, de forma compatível, isto é, sem produzir desgastes significativos e irreversíveis; caso contrário será um câncer, o qual se extinguirá com a extinção do hospedeiro.” 1
O texto supracitado indica bem e relação entre homem e meio ambiente, onde o primeiro extrai vantagens do segundo, sem que este seja beneficiado. A natureza suporta as agressões até certo limite, ultrapassado este dá-se inicio a sérias modificações ambientais, comprometendo a sobrevivência de todo ecossistema existente. Por isso, é preciso conciliar a exploração de seu meio ambiente com os outros aspectos fundamentais de suporte à vida, porque nenhum país pode ser viável por um prazo longo sem ter o devido cuidado na gestão de seus recursos naturais.
1.3 Consciência ecológica
2 Historicamente, podemos considerar os anos do Pós Guerra como o marco inicial do processo de conscientização social da destrutividade do sistema tecno científico humano, e da ameaça potencial desse sistema para a