Direito Ambiental
A décadas estamos enfrentando um vasto número de problemas ambientais, que ameaçam não só o equilíbrio ecológico do planeta, como a vida de sua biodiversidade, inclusive a vida humana. Os principais problemas ambientais que nos ameaçam impõe-se que nos preocupemos imediatamente, pela relevância e urgência de seu enfoque, uma vez que representam perigo iminente ao planeta, a despeito da existência de inúmeros outros, com os seguintes fatores de degradação ambiental: Falta de água; Desmatamento; Aquecimento global; Buraco na camada de ozônio; Chuva ácida; Lixo; Perda da biodiversidade; Poluição; Queimadas; Superpopulação.
2- De que forma as mudanças climáticas afetam o meio ambiental?
Estudos realizados afirmaram que as mudanças climáticas causadas pelo homem alteram o ecossistema global. Em cada continente, foram observadas alterações, desde o derretimento acelerado de geleiras e folhas caindo mais cedo a florescimento precoce de plantas e canibalismo de ursos polares.
Foi então, identificada que uma relação entre as mudanças climáticas analisadas entre 1970 e 2004 e mudanças em plantas, animais e em outros aspectos físicos do planeta. As mudanças de temperaturas globais estão relacionadas à ação do homem, numa relação de causa e efeito.
Assim entendemos que o meio ambiente está a beira de um colapso. Vejam quantas alterações mundiais estão acontecendo devido a ação do homem:
• na Europa e América do Norte, plantas de estão florescendo antes do tempo;
• na França, alteração na população de peixes no rio Rhône;
• nos Alpes, Alasca, Patagônia e Antártida, ocorre o derretimento da cobertura de gelo, e no Peru existe as perdas das geleiras.
• na América do Norte, canibalismo e declínio das populações de ursos polares no sul do mar de Beaufort;
• nascimento precoce e mudança no período de migração das aves;
• congelamento tardio nos rios do hemisfério Norte;
• na África, queda da produtividade do ecossistema