Diluição de Soluções
Letícia Araujo Eboli 1ºMódulo A
Introdução
Soluções são misturas homogêneas que contem duas ou mais substâncias e se organizam uniformemente. Para que uma diluição seja feita com sucesso deve-se adicionar solvente puro. A concentração de uma solução depende da concentração de soluto existente. Objetivo
Promover o conhecimento de diluição e a determinar a alcalinidade e a acidez, por padronização secundária.
Materiais
Béquer de 200ml,balão de fundo chato, Erlenmeyer de 250 ml, Bureta, Pipeta Volumétrica, Proveta de 100 ml, Vidro Relógio, Bagueta, Placa de Petri, Suporte Universal, pipetador de borracha tipo pêra de 3 vias e Pisseta, Ácido Clorídrico PA, Hidróxido de Sódio PA, Sol. Hidróxido de Sódio 1N e solução de Fenolftaleína 1% M/V.
Resultados e Discussões
1. Preparação da solução de Ácido Clorídrico 0,5N: Efetuo-se o cálculo para determinação do volume da Sol. Ácido Clorídrico (HCL) 1 moL/L, para produzir 100 ml desta solução. Mediu-se 50 ml de HCL e colocou no balão de fundo chato, completou a solução com mais 50 ml de H2O e reservou.
2. Titulação secundaria - Acidimetria: Zerou-se a bureta com o titulante (Sol. NaOH 1N) e pipetou-se 1 ml da Sol. HCl 0,5 mol/l. Adicionou-se 5 gotas de Fenolftaleína 1% M/V e água DI. Iniciou-se a titulação adicionando gota a gota, sob agitação, até a coloração mudar de para rosa e anotou-se a quantidade necessária para titular 5ml, 10ml e 15ml do titulado.
3. Preparação da Solução de Hidróxido de Sódio 0,5 mol/l (N/L): Calculo-se para determinação do volume da Sol. Hidróxido de Sódio 1mol/l. Mediu-se 50 ml de NaOH e colocou-os no balão de fundo chato, completando a solução com mais 50 ml de H2O e reservou.
4. Titulação Secundária-Alcalimetria: Padronizou-se a solução de NaOH reservada utilizando como padrão a Sol. HCl 1N. Realizou-se a titulação de acidimetria, usando 5 gotas de alaranjado de metila para a mudança da cor rosa para incolor e anotou-se a quantidade