Analise Sicko
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido”. (Dalai Lama)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 PROPOSTA 1. 2
3 PROPOSTA 2 5
4 PROPOSTA 3 6
5 PROPOSTA 4. 9
6 PROPOSTA 5 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda questões políticas e sócio-econômicas e o impacto que exercem sobre o sistema de saúde de suas nações como por exemplo: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Cuba e Brasil. Ainda, outro tema trabalhado, envolve catástrofes ambientais e o abalo e abalroamento que causam na cultura, economia, política, sociedade e saúde de um ou mais Estados e a repercussão mundial em todos os âmbitos destes acidentes.
Os temas são discutidos com base na leitura fílmica da obra SiCKO (2007) – Michael Moore e dos documentários: O Desastre de Chernobyl (2006) – Discovery Channel e Chernobyl Heart (2007) – Maryann DeLeo. O primeiro objetiva entrelaçar a questão do sistema de saúde vigente nos Estados Unidos em diversas épocas e na atualidade com o modo de vida de sua população, as definições políticas do seu Estado, a controvérsia em ser uma potência mundial e ao mesmo tempo apresentar tantas precariedades assistenciais, a economia e os interesses de empresas privadas que a permeiam e também compara o país do Tio Sam com outras nações a nível de questionamento destas mesmas características citadas. A pergunta não quer calar para Michael Moore e seus compatriotas: “Vocês tem tudo isso de graça?”
Os documentários analisados, embora desenvolvam o mesmo tema, diferem em seu enfoque. A obra “O Desastre de Chernobyl” se preocupa em descrever a causa do acidente, as dificuldades