SOS SAÚDE
Através do Sicko – S.O.S Saúde podemos perceber a ambição, ganância e falta de princípio que o maior ícone do capitalismo adota, sendo o país mais rico do mundo, possui um sistema de saúde ineficiente. Na realidade do sistema de saúde trata a população como uma forma para obter lucros, tanto para o governo quanto para os Planos de Saúde. Esse modelo obriga a população a pagar altos valores por planos de saúde, sendo que se o cidadão apresentar alguma complicação em sua saúde que possa pôr em risco os lucros da empresa ele está fora do plano e deverá pagar um tratamento particular que possui valores altíssimos. Esse quadro fica pior quadro é levado em conta o dado apresentado: 15 milhões de Norte-americanos não possuem condições financeiras para obter planos de saúde, sendo assim correm sérios riscos de vida devido a falta de atendimento médico.
Diante do sistema de saúde cruel dos Estados Unidos o filme também mostra outros sistemas eficazes que não visa somente o lucro e os interesses da política, são citados os sistemas do Canadá, Cuba e da França. O caso do senhor Rick (EUA) e Brad (Canadá) deixa bem claro a diferença entre os sistemas, o primeiro serrou a ponta de dois dedos enquanto trabalhava, ele logo pensou quanto custaria ir ao médico para resolver a situação, porém ao chegar ao hospital ele não teve dinheiro o suficiente e teve que escolher entre um dos dedos para ter atendimento médico. Já no segundo caso, também houve um acidente, porém mais complexo e Brad não se preocupou com relação aos gastos já que sabia que tudo seria gratuito e ao final ele teve os seus movimentos de volta com normalidade.
Através do filme é fácil perceber a crueldade do sistema de saúde e, infelizmente, isso não corre somente nos Estados Unidos, porém