Diluição de Soluções
O assunto retratado é referente à diluição do permanganato de potássio em duas concentrações, em que para se obter uma solução de 100 mL. Os resultados são de coerência com os cálculos feitos para determinar a quantidade do reagente iríamos preparar com a água destilada. INTRODUÇÃO
Em um modo geral a diluição é a mistura do soluto e solvente em uma forma homogenia. Para RUSSEL – 1994 os termos utilizados para definir a soluções são: concentrado e diluído. Uma solução concentrada apresenta uma concentração alta de soluto, uma concentração diluída apresenta uma concentração baixa. Sua definição para diluição é usada quando uma solução pode ser diluída pela adição de mais solvente.
Para a massa inicial e final do soluto na diluição de soluções permanece constante, apenas volume aumenta, neste caso a concentração final é menor do que a inicial. Brown- 2005 vêm nos lembrar de que a concentração é para designar a quantidade de soluto dissolvida em uma determina quantidade de solvente ou solução. Para ele o conceito de concentração é intuitivo: quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certa quantia de solvente, mais concentrada a solução resultante. Para o processo de diluição devemos calcular a concentração de nossa solução, em que se pode ser feito da seguinte forma: calcular a quantidade da minha concentração do meu reagente (ou soluto) vezes o volume que deve ser dissolvido do meu soluto (no caso o volume que preciso encontrar), que é igual a concentração que quero preparar do meu soluto vezes o volume que vou usar de solvente. Representado como: C1 x V1 = C2 x V2. Este experimento tem com objetivo diluir o permanganato de potássio em duas concentrações (0,01 mols. L-1 e 0 001 mols. L-1).
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e reagentes
Solução de permanganato de potássio 0,1 mol. L-1
Balão