A batalha da evangelizaçao
Cada vez que um cristão assume sua responsabilidade de testemunhar do amor de Jesus revelado no Evangelho a evangelização se concretiza e atrai a oposição do maior inimigo de Jesus e de Seu Evangelho: diabo. No texto de hoje aprendemos fatores importantes desta grande batalha da evangelização…
O CAMPO DE BATALHA É O MUNDO. Jesus nos deu um grande mandamento – “amar o próximo” Mc 12:31 e uma grande comissão – pregar o evangelho a toda criatura Mc 16:15. O cenário para cumprir estes dois desafios é o mundo inteiro que, segundo João, “jaz no maligno” I Jo 5:19.
Pedro, Tiago e João, os discípulos mais próximos de Jesus, foram levados por Ele ao monte Mc 9. 2-8 onde experimentaram tranquilidade v. 2, intimidade v. 2, manifestação da pureza de Jesus v. 3, visão do céu v. 4, prazer v. 5 e o conhecimento da voz clara de Deus v. 7. Ao descerem do monte com Jesus para a planície encontraram o restante dos discípulos enfrentando movimento v. 14, discussão v.14, agitação v. 15. manifestação do poder do diabo v. 17-18, frustração v. 18, incredulidade v. 19 e grande sofrimento v. 20.
A evangelização, como já vimos, envolve “pregação” Mc 3:14, mas também envolve “libertação” das forças malígnas Mc 3:15 que se espalham pelo mundo para “roubar, matar e destruir” Jo 10:10a. Para que ela seja efetiva precisamos aprender a “estar no mundo sem ser do mundo” Jo 17:14-18.
OS GUERREIROS DA BATALHA SÃO o diabo E OS DISCÍPULOS.
Esta guerra espiritual é travada entre o Reino das trevas, com forças arregimentadas no inferno, e o Reino da Luz, formado pelo exército de todos os discípulos de Jesus. O diabo, mais do que se imagina, tem poder pois ele adentrou numa casa israelita e possuiu o filho da família v. 17, emudecendo-o v. 17, derrubando-o v. 18, provocando anormalidades físicas v. 18 num processo constante de aniquilamento mental, emocional e físico v. 18 – “vai definhando…”, violentando-o v. 20 intensamente e prolongadamente v. 22a com um