PACTO DE LAUSANNE
INTRODUÇÃO
O Pacto de Lausanne foi um grande congresso mundial de evangélicos que ocorreu em 1974 em Lausana, Suíça, onde foi criado um comitê mundial das igrejas evangélicas. É uma das vozes de amplo diálogo que deve existir entre a igreja de Cristo hoje. Sobre a natureza e missão da igreja, enquanto povo de Deus no mundo contemporâneo. Uma voz que convida a ouvir, mas, principalmente, a repercutir os sons expressos de forma silenciosa.
O Pacto de Lausanne é considerado relevante instrumento para a definição permanente da identidade evangélica em um período de intensa relativização e de fluidificação das identidades institucionais e pessoais.
Os pontos que fundamentaram o Pacto de Lausanne:
1 O propósito de Deus:
A crença de um único Deus eterno, que governa todas as coisa.
Um Deus que tem chamado do mundo um povo pra si, e enviando novamente como servos e testemunhos, edificado o corpo de Cristo e para a glorificação de seu nome. Muitas das vezes os cristões conformados com o mundo e nos termos isolados nega o seu chamado falhando assim em suas missões. O evangelho é um tesouro precioso e o cristão tem a tarefa de tornar esse tesouro conhecido, no poder do Espirito Santo.
2 A Autoridade e o Poder da Bíblia
As Escrituras tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento é a única Palavra de Deus escrita com veracidade e autoridade sem erros em tudo que ela afirma, sendo a única regra infalível de fé e pratica.
A mensagem da Bíblia destina-se a toda humanidade, pois é através dela que o Espírito Santo fala com o seu povo iluminando suas mentes, em toda cultura, revelando uma porção nova a toda igreja.
3 A Unicidade e a Universalidade de Cristo
Todo ser humano tem algum conhecimento de Deus através da revelação de Deus na natureza, mas nenhum desses conhecimentos pode trazer a Salvação, pois há um único Salvador e um único Evangelho. O único Deus-homem que se ofereceu como o único resgate pela humanidade foi Jesus Cristo, somente Ele é o