Pacto de Lausanne
Em 1.974, na cidade Lausanne, Suíça, 2.300 pessoas de 150 nações se reuniram para um Congresso Internacional de Evangelização Mundial. Os Pastores Billy Graham e John Stott fizeram parte desse momento. Desse congresso surgiu um documento histórico para a igreja evangélica mundial que se resume em um compilado de doutrinas bíblicas que mostram o que é comum e necessário para as igrejas de todo o mundo.Vejamos os pontos sobe os quais ele se fundamenta:
1- Propósitos de Deus: esse ponto afirma a crença no Único Deus eterno, Criador e Senhor do mundo, Pai, Filho e Espírito Santo, que governa todas as coisas segundo o propósito da Sua vontade. Reconhecemos que Deus tem chamado o Seu povo para pregar a preciosa Palavra de Deus, e edificar tanto o corpo de Cristo, quanto estendendo o seu reino por todo o mundo.
2- A Autoridade e o Poder da Bíblia: afirmamos a inspiração, veracidade e autoridade das Escrituras do Velho e do Novo Testamento como única Palavra de Deus escrita, imutável. Através dela o Espírito Santo fala ainda hoje.
3- A Unicidade e a Universalidade de Cristo: Afirmamos que há um só Salvador e um só evangelho, reconhecemos que todos os homens têm algum conhecimento de Deus através da revelação geral de Deus na natureza. Jesus Cristo, sendo ele próprio o único Deus-homem, é o único mediador entre Deus e os homens. Anelamos pelo dia em que todo joelho se dobrará diante dele e toda língua o confessará como Senhor.
4- A Natureza da Evangelização: Evangelizar é difundir as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou segundo as Escrituras, e de que, como Senhor e Rei, ele agora oferece o perdão dos pecados e o dom libertador do Espírito a todos os que se arrependem e crêem.
5- A Responsabilidade Social Cristã: Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens e a humanidade foi feita à Sua imagem. Aqui