pacto de lausane
O Pacto de Lausanne foi escrito a partir de uma conferência internacional de evangelismo, onde mais de 150 nações foram representadas por servos de deus que crêem no poder transformador do nosso salvador através da evangelização.
Os participantes foram movidos e transformados pelo espírito santo, por este motivo sentiram a necessidade de firmar um pacto e torná-lo público e acessível a todas as nações.
QUAL O ANO E ONDE FOI? No ano de 1974, acontecia em Lausanne, na Suíça, um Congresso Internacional de Evangelização Mundial, e neste evento os servos de Deus puderam perceber e confirmar o seu chamado e propósito de Deus para suas vidas, então todos os representantes resolveram firmar um pacto diante de Deus e o proclamarem ao mundo. Este pacto ficou conhecido como Pacto de Lausanne.
O QUE FOI?
O Pacto de Lausanne foi um marco para o movimento evangélico, pois, entre outras contribuições, ele busca estabelecer alguns dos principais contornos doutrinários da identidade evangélica, que permitiria uma vida cristã em unidade como Corpo de Cristo, independente do conjunto de valores posto pelas doutrinas de igreja.
Uma parte do pacto:
“Estamos profundamente tocados pelo que Deus vem fazendo em nossos dias, movidos ao arrependimento por nossos fracassos e desafiados pela tarefa inacabada da evangelização. Acreditamos que o evangelho são as boas novas de Deus para todo o mundo, e por sua graça, decidimo-nos a obedecer ao mandamento de Cristo de proclamá-lo a toda a humanidade e fazer discípulos de todas as nações. Desejamos, portanto, reafirmar a nossa fé e a nossa resolução, e tornar público o nosso pacto”.
Foram abordados os seguintes temas:
1. O Propósito de Deus
a) Reconhece a pessoa de Deus, a Trindade.
b) Percebe Ele tem chamado do mundo um povo para si, enviando-o novamente ao mundo como seus servos e testemunhas, para estender o seu reino, edificar o corpo de Cristo, e também para a glória